Boot-Screens Alterando Manualmente

Simples, rápido, sem complicação, sem alterar nada no sistema, sem o risco de alterar algum arquivo errado sem querer!


Alterando Manualmente:

Para fazer esta alteração manualmente, você de qualquer maneira terá necessidade de instalar 2 programas:

    * Um programa chamado Resource Hacker (ou então algum outro similar que tenha na internet)
    * Um programa de edição gráfica como o Adobe Photoshop ou o PaintShop (da JASC que foi comprada pela Corel). Como o PaintShop é shareware, vamos utilizar ele aqui no exemplo deste tutorial

Instale os 2 programas que iremos utilizá-los nas etapas seguintes.

O primeiro passo será fazer um backup do arquivo NTOSKRNL.EXE (que é o kernel do windows), que está localizado normalmente no diretório c:\windows\system32 para poder recuperar caso alguma coisa dê errado…

Após o backup, abra o programa Resource Hacker, e e vá em FILE -> OPEN -> selecione o arquivo NTOSKRNL.EXE que está no diretório acima:

Ao abrir este arquivo, no lado esquerdo do Resource Hacker, você verá 3 diretórios principais que poderão ser alterados (Bitmap, Message Table e Version Info).

Abra o diretório Bitmap, e você terá 12 diretórios com os números 1 ao 12. Os bitmaps para a tela de boot são diferentes conforme a versão do seu Windows XP (se é a Home ou Professional Edition).

    * Para Home edition, os bitmaps são: 1, 7 e 9.
    * Para Professional edition os bitmaps são: 1, 8 e 10.

Como estou usando a versão Professional, o tutorial será feito para ele, mas para o Home, basta mudar as telas/números das telas, conforme explicado acima.

Abra o diretório Bitmap 1, expanda-o e mova para o número 1046. Clique com o botão direito do mouse neste número e selecione a opção de SALVAR (coloque num diretório separado para você depois trabalhar nesta imagem). Faça o mesmo para os Bitmaps 8 e 10.



Pronto, você agora salvou as telas. Vamos agora usar o Paintshop para abrir/alterar os 3 arquivos bitmap que você salvou/exportou com o Resource Hacker.

Ao abrir os arquivos com o Paintshop eles irão aparecer ser uma imagem preta, porém não se preocupe. O problema é que a palete de cores que você deve estar utilizando não é adequada. Clique com o botão direito e seleciona a opção “salvar destino como” em xp_boot_screen.pal para baixar a palete de cores correta.

Com isto, após abrir o bitmap com o Paintshop, você também deverá carregar esta paleta de cores (em Colors -> Load Palete). Atenção para deixar marcada a opção “Maintain indexes”. Deverá carregar esta palete para cada uma dos bitmaps.



Após carregar a paleta de cores, aí então será possível você ver os bitmaps:

Pronto! Agora você pode editá-los do jeito que quiser no seu programa de edição (no nosso caso o PaintShop), e por fim, salve-os.

Após salvá-los teremos então que importar os novos bitmaps alterados para dentro do kernel (ntoskrnl.exe), e vamos de novo utilizar o Resource Hacker para isto.

Abra o Resource Hacker e o arquivo ntoskrnl.exe de novo.

Para mudar o primeiro bitmap, expanda o diretório 1. Vá na opção de menu ACTION e selecione “Replace Bitmap…”. Uma nova janela irá aparecer. Clique o botão “Open file with new bitmap…” e procure o bitmap 1 que você editou e salvou. Após achar e marcar, clique no botão de REPLACE. Faça o mesmo para os bitmaps 8 e 10.

Após finalizar, vá para a opção “Save As …” e salve o arquivo ntoskrnl.exe, agora alterado, em um lugar seguro (no mesmo local onde você colocou as imagens editadas por exemplo).

E pronto. Já temos o novo kernel para substituir…. o problema é que arquivos de sistema, são protegidos pelo Windows XP, ou seja, estarão bloqueados e não conseguiremos alterá-los, substitui-los nem nada enquanto estivermos com a interface do windows no ar. Isto só pode ser feito com o sistema em linha de comando, e em “Save Mode”. Assim, para fazer esta alteração teremos que dar boot no micro, e apertar a tecla F8 ANTES da tela de boot aparecer. Com isto, poderemos seleciona a opção de SAVE MODE (em prompt de sistema).

Após finalizar e você ficar com a tela preta do prompt, renomeie o arquivo de kernel atual para backup, e copie o arquivo de kernel alterado para o lugar dele:

CD WINDOWS\SYSTEM32
RENAME NTOSKRNL.EXE NTOSKRNL.OLD
COPY C:\xxx\NTOSKRNL.EXE C:\WINDOWS\SYSTEM32

(onde c:\xxx é o diretório onde você salvou o arquivo alterado)

Pronto, agora é só dar boot no seu sistema, e “torcer” para tudo dar certo!

Vale lembrar que se alguma atualização for feita no seu windows (patch ou update), dependendo da área onde ele corrige poderá desfazer as suas alterações e você ter que refazer tudo novamente…



Como vocês viram, a opção de utilizar o programa BOOTSKIN é muito mais simples, e muito mais segura, porém, para efeitos didáticos, é interessante também ver a maneira manual de se fazer esta alteração.

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