O que são arquivos compactados (ZIP, RAR, 7Z)?

winrarem6.jpg



ZIP: Esta foi uma das primeiras extensões de arquivos compactados oferecidos gratuitamente ao público. Na época era essencial o uso do Winzip, um utilitário que compactava e descompactava arquivos, visto que a maioria dos computadores tinha conexão discada e baixar arquivos que não fossem compactados, era um “parto”.

Nesta época foi até criado um termo ou verbo “zipar” para menção a compactação de arquivos e ainda é muito usado atualmente.

RAR: Este é o segundo formato mais utilizado na compactação de arquivos e trouxe melhores recursos que o ZIP, inclusive na compactação de arquivos, que ficam menores.

O programa Winrar é um dos utilitários mais completos na tarefa de compactar e descompactar os arquivos .rar. É um programa pago (gratuito para testar) como seu irmão Winzip, mas mesmo após o período de expiração você ainda pode usar o software para esta tarefa. icone-7-zip-compactador

7Z: Este é meu preferido. Foi criado pelos desenvolvedores 7-Zip, com menção de compactar até 7 vezes mais que o ZIP.

Realmente a compactação de arquivos usando o utilitário 7-Zip é muito boa e ao usar determinado tipo de compressão em um arquivo, o tamanho pode ficar centenas de vezes menor. Além do 7-Zip ser compatível com várias plataformas (Windows, Linux, Mac).

O programa 7-Zip é totalmente gratuito e com ele você pode abrir também arquivos do tipo ZIP, RAR, GZIP, BZIP2, TAR, ARJ, CAB, CHM, CPIO, DEB, DMG, HFS, ISSO, LZH, LZMA, MSI, NSIS, RPM, UDF, WIM, XAR e o próprio 7Z.

Agora vamos ao que interessa, aos métodos de como tentar recuperar a senha dos arquivos compactados.

Método de ataque por dicionário:

O método de ataque por dicionário consiste em um programa que usa uma biblioteca de informações com senhas usadas mais freqüentemente por nós. Esse método é mais rápido que o de força bruta, mas não é tão preciso na tentativa de recuperação.

Primeiro, baixe o programa. Existem vários (em sua maioria pagos) e você pode encontrar aqui:

Programas ataque dicionário

Após instalar o programa, basta executar e tentar fazer com que o programa recupere a senha baseado no dicionário pronto com diversas senhas usadas normalmente por nós.

recovery-zip-password

Se não funcionou, vamos ao próximo método, que é o mais eficaz, mas também o mais demorado, a força bruta.

Método de força bruta:

Este método consiste em utilizar um programa para fazer uma técnica de “tentativa e erro” automatizada com senhas aleatórias.

Como os computadores atualmente estão rápidos, isso pode levar apenas algumas horas, dependendo da sua sorte, da quantidade de caracteres utilizado e da complexidade da senha (quando o arquivo tem uma boa combinação de letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos).recuperando-senha-rar-zip-7z

Primeiramente você precisa de baixar o programa de recuperação de senhas de zip. Existe um gratuito chamado PicoZip.


Advertimos que só utilize o método de força bruta caso você seja o autor do arquivo, pois caso contrário isso implica em uma execução ilegal, podendo o autor agir juridicamente contra você.

O tempo para a conclusão dependerá exclusivamente da velocidade de seu processador, quanto mais a velocidade mais execuções são feitas e mais rápido o programa poderá encontrar a senha do arquivo compactado.

0 comentários:

OnSelectstart="return false" OnContextMenu="return false"
OnSelectstart="return false" OnContextMenu="return false" OnSelectstart="return false" OnContextMenu="return false"